Publicado em

Bill Gates contra a covid-19: programa já faz 300 testes por dia

Os EUA são um dos países onde mais se realiza testes para covid-19 em todo o mundo.

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, está patrocinando um novo programa de testes para a covid-19 na cidade de Seattle, Estados Unidos. O programa, chamado Seattle Coronavirus Assessment Network (SCAN), envia os testes para as residências dos cidadãos, que fazem a coleta do material nasal e o enviam para um laboratório.

O objetivo do SCAN

Segundo Gates, o objetivo do projeto não é substituir os esforços de entidades ligadas a órgãos de saúde, e sim atuar como um programa de vigilância. O SCAN visa testar o maior número de cidadãos, incluindo aqueles que estejam saudáveis, e também os que apresentam os sintomas de covid-19.

Os resultados dos testes serão analisados por modeladores de dados, com o intuito de mapear as cadeias de transmissão do novo coronavírus e determinar se um novo foco de contágio foi iniciado por um agente externo ou se trata de transmissão local.

Esses dados também poderão ser utilizados para estudar sobre a prevalência do ciclo de contágio e se as medidas de isolamento social estão surtindo o efeito esperado.

O SCAN está sendo patrocinado por Gates, por meio de sua fundação e seu escritório particular, e liderado por cinco organizações médicas: o Departamento de Saúde Pública de Seattle e King County, o Brotman Baty Institute, a faculdade de medicina da Universidade de Washington, o Fred Hutchinson Cancer Research Center e o Seattle Children's Hospital.

O projeto já está testando 300 pessoas por dia e, a partir da quarta-feira (13), vai começar a receber pedidos de testes por meio do site oficial.

Os EUA são um dos países onde mais se realiza testes para covid-19 em todo o mundo. Mesmo assim, Gates criticou o sistema de saúde americano, dizendo que os testes têm prioridade desigual e apresenta os resultados com lentidão.